A interlocução entre arte e educação revela múltiplas visões, propostas e conceitos. A essência da arte, quando se fala na educação, é a ampliação do conceito formador do pensar individual que leva ao estágio do questionamento, da investigação. Esse processo pedagógico insere o aluno no contexto geral da arte como riqueza de expressão, aproximando-o da unidade global de criação, desenvolvimento, tendências e inovações modificadas por diferentes visões dos eventos históricos.

Olhar para a arte, como história, expressá-la de maneira individual ou coletiva, conduz à descoberta de elementos da nossa própria vivência, da nossa própria cultura, que podem ser imaginados como um emaranhado de fios com mútua e contínua conexão, produzindo um importante compartilhar de idéias e experiências que contribuem para a formação do caráter e da estabilidade emocional, bem como estimulam os movimentos que apontam para novas direções e produções.

Elias Zeminoi

Para o artista plástico Elias Zeminoi, que há mais de vinte anos dedica-se ao ensino de Pintua a Óleo, Aquarela, Escultura e outras atividades relacionadas às artes plásticas, a formação da identidade do indivíduo está diretamente relacionada a sua capacidade de expressão. A arte, em suas diferentes linguagens, estimula a identificação dessas propiedades do pensamento humano e seu desdobramento que forma o ser como um todo.